segunda-feira, 21 de julho de 2008

NOTA DE ESCLARECIMENTO


NOTA DE ESCLARECIMENTO

Drenagem Linfática.

Senhoras (es) profissionais de estética.
A Asetens-sp (Associação dos Esteticistas do Estado de São Paulo) está respondendo a uma denúncia enviada pelo Crefito – 3. ao ministério publico, onde eles afirmam que uma profissional esteticista (não filiada a associação) que trabalha em um salão de cabeleireiro, aplicou Drenagem linfática (pós-cirúrgica)em um cliente que teve intercorrências, vindo a necessitar de uma cirurgia vascular.

Devemos salientar que a presente denúncia encontra-se em fase investigatória, ou seja, o Ministério Público enviou um ofício a Associação onde solicita esclarecimento sobre o fato ocorrido, para que, após uma profunda investigação dos fatos, possa tomar ou não medidas cabíveis. Vale esclarecer que nesse momento não há nenhum impedimento legal para o exercício da profissão, especialmente em relação à drenagem linfática, ou seja, os profissionais continuam seu trabalho sem restrições.

O único poder legítimo para proibir ou não o trabalho é o Poder Jjudiciário e não o Ministério Público. No entanto, é importante informar que os profissionais que não estiverem de acordo com o parecer do Ministério da Educação e órgãos fiscalizadores da Vigilância Sanitária, estarão sujeito as penalidades. Esta declaração está no site da Asetens-sp.(www.asetens.com.br) e eu quero acrescentar que estou colaborando com a defesa dos nossos direitos de continuar aplicando a drenagem linfática no pós-cirúrgico.

O que eu estou sentindo é que o profissional esteticista está totalmente alienado, nem sabe o que está acontecendo, mas quando se der conta pode ser tarde demais.Caros esteticistas vocês tem que nos ajudar a denunciar toda pessoa não qualificada que esteja aplicando drenagem, só assim o profissional esteticista será valorizado, e os que não estiverem preparados que procurem cursos especializados sobre drenagem linfática, pois a pretensa proibição do Crefito-3 cabe informar a todos os profissionais.

Inclusive eu mesma acrescentei um dado importante aos documentos que foram para o Ministério Público:
Em 1970, Drº. Emil Vodder ministrou o primeiro curso de drenagem linfática manual para médicos, fisioterapeutas e esteticistas, em Barcelona – Espanha, houve muito interesse por parte dos profissionais esteticistas que passaram a aplicar e aprimorar a técnica de drenagem, mas os fisioterapeutas não mostraram o mesmo interesse, tanto que na grade curricular do curso de fisioterapia não estava incluso drenagem como disciplina e os fisioterapeutas passaram a aprender drenagem com os esteticistas.

Nós esteticistas não temos nada contra, só não queremos perder o direito que conquistamos ao longo do tempo. Quero muito que os profissionais de estética levem a sério sua profissão e façam o maior esforço para sermos respeitados e valorizados, que prestem atenção e tomem conhecimento das coisas que estão acontecendo, pois não adianta um número insignificante brigar pelos direitos de uma categoria que só em São Paulo significa aproximadamente mais de 50.000 profissionais.

Imaginem o poder que teríamos com a nossa união! Com esse número podemos até eleger um representante político para defender nossos direitos. Eu me sinto muito a vontade em falar assim com todas(os) vocês porque sei que muitos já foram meus alunos e eu procurei sempre fazer o melhor como profissional, como docente e continuo até hoje por amor a profissão e respeito ao ser humano. Vamos nos unir e lutar contra quem quer derrubar nossos direitos, e vocês sabem que quando as pessoas se unem e dão as mãos, a vitória é certa!

Desejo Boa Sorte a Todos, e Vamos Defender Nossa Categoria!

Mafalda Ruiz Dominguez

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Cuidados no Inverno




Cuidados com a pele no inverno

Com a chegada do inverno, os cuidados com a pele devem ser redobrados. É nesta época que o clima frio e seco maltratam a pele, deixando-a ressecada e sem brilho. A hidratação deve ser em dobro, mas se engana quem pensa que cuidar da epiderme com banhos quentes e ensaboados é a solução.

“O uso exagerado de sabonetes, principalmente os em barra, desidratam a pele, pois favorecem a remoção excessiva da camada protetora (manto hidrolipídico) que reveste a pele, tornando-a seca”, explica a dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Medicina Estética Valéria Marcondes.

Segundo ela, a remoção excessiva desta proteção também contribui para o aparecimento de doenças como a dermatite atópica, eczemas, xerodérmicas e ictioses, levando a uma descamação excessiva de várias áreas da pele. Muitas vezes acompanhada de uma intensa coceira.

O lado positivo desta estação é que a ausência de sol forte beneficia diversos tratamentos dermatológicos. Peelings químicos, procedimentos a laser, para remoção de manchas ou rejuvenescimento, bem como a depilação definitiva, são favoráveis nesta época.

Confira abaixo as dicas para os cuidados com a pele neste inverno, por Valéria Marcondes!

Evite banhos muito quentes, demorados e com muito sabonete;

Substitua o sabonete em barra por líquido e hidratantes durante o banho;

Após o banho aplique uma camada fina e uniforme de hidratante em todo o corpo;

Mantenha a hidratação interna do corpo, ingerindo boa quantidade de líquidos, sopas e chás;

Os cuidados com proteção solar também devem continuar durante o inverno;

Mantenha uma atividade física no frio para manter a pele e o corpo mais saudável.
Scroll upScroll down